- Área: 325 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Peter Tijhuis
-
Fabricantes: Allicon, Mendiger Basalt, Metaglas
Descrição enviada pela equipe de projeto. EENWERK é um espaço de arte para exposições, projetos e trabalhos em todas as disciplinas. EENWERK [ONE WORK] apresenta um trabalho de cada vez, convidando tanto o criador quanto o espectador a se concentrarem no conteúdo e na forma. Vários espaços em diferentes alturas, com diferentes incidências solares e formas de conexão com o exterior, conferem aos artistas uma ampla gama de condições para trabalhar e os desafia a interagir com a arquitetura.
Ocupando um espaço aberto entre uma fileira de casas do início do século XX, EENWERK é uma estrutura de vidro e basalto de três pavimentos e 155m², com uma construção em aço que permite abertura e transparência. O edifício à direita, sede do Escritório Irma Boom, possui janelas laterais. Para, então, conferir clareza ao desenho, a fachada frontal do projeto é recuada para trás em três etapas. Um estrutura diagonal no meio lhe confere qualidade escultural dinâmica. As superfícies de basalto enfatizam o aspecto escultural da fachada e a fecham parcialmente para criar intimidade, enquadrar os pontos de vista e permitir que a luz e a sombra mudem a experiência da arquitetura ao longo do dia e das estações.
Cada pavimento da EENWERK é diferente. O piso térreo, com 4,5 metros de pé-direito, tem janelas voltadas para o norte e uma grande porta de garagem que é acessível por trás. Quando o tempo permite, este espaço pode ser estendido para o jardim posterior. Pode ser usado para abrigar uma recepção ou estacionar um carro. O pavimento intermediário, com 3 m de pé-direito, possui grandes janelas nas duas extremidades, tornando-se um espaço muito transparente, onde as vistas para a rua e para o parque definem a atmosfera. Vista desde o lado de fora, a grande janela em frente funciona como um outdoor mostrando a atividade do prédio para o público. O último pavimento, por sua vez, é uma estufa igualmente adequada para o cultivo de plantas e vegetais, assim como para apresentar trabalhos em um ambiente idílico ou em uma condição climática única.
O escritório da Irma Boom (IBO) está localizado no piso térreo da casa clássica ao lado. Uma escada construída em grossas placas de alumínio conecta o escritório à biblioteca no primeiro pavimento. A biblioteca abriga a coleção de livros experimentais de Irma Boom e é planejada como um lugar onde as pessoas que amam livros podem discutir e trabalhar neles. O IBO e EENWERK são organizados verticalmente como entidades individuais, mas as aberturas na parede entre ambos tornam possível conectá-los horizontalmente. É nessa conexão horizontal que a sua sobreposição se manifesta. Para o usuário e para o visitante, a transição entre o moderno e o clássico é quase imperceptível, assim como a distinção entre fazer, apresentar e arquivar o trabalho que ocorre ali.